Óleos Essenciais e o Sistema Respiratório

Os óleos essenciais têm a capacidade de prevenir doenças respiratórias comuns e recuperar mecanismos de defesa do corpo, fortalecendo o sistema imunológico.

Lembremos que o processo da respiração… é a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre as células do corpo e da atmosfera e que o nosso sistema respiratório inclui o nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, pulmões, alvéolos e o diafragma.

Estilo de vida errático, imunidade baixa, aumento de toxinas e alérgenos no ambiente e erros alimentares podem desvitalizar o sistema imunologico e aumentar a vulnerabilidade tornando-nos suscetíveis a uma série de infecções pulmonares como rinite alérgica, sinusite, coriza, gripe, asma, bronquite, enfisema e pleurisia tornaram-se cada vez mais comum.

Aromaterapia

Quando alguém inala uma molécula de um óleo essencial, ela se dissolve no muco da cavidade nasal e entra em contato com as células do olfato presentes no nariz.

Fibras nervosas associadas a estas células do olfato transportam os sinais do aroma para o bulbo olfativo, localizado no córtex cerebral do cérebro.

Além disso, os óleos essenciais alcançam os pulmões através das vias respiratórias e, em seguida são transportados por todo o corpo.

No corpo, os óleos essenciais têm uma dupla acção. Alguns óleos possuem poderosas propriedades anti-microbianas que combatem as infecções, enquanto outros óleos essenciais impulsionam processos de defesa do organismo natural.

A utilização de óleos essenciais com propriedades anti-microbianas e imuno-estimulante estimula o sistema imunológico de forma significativa.

 

Quais os óleos essenciais para fortalecer o trato respiratório e o sistema imunitário?

Óleos essenciais específicos têm um efeito muito favorável sobre o sistema respiratório.

Dentre eles estão os óleos essenciais de eucalipto, pinho, cedro, olíbano, limão, tea tree…

Estes óleos têm um impacto direto sobre os órgãos do trato respiratório.Terapias_holisticas

Eles têm propriedades demuldecentes ou emolientes, acalmam membranas mucosas inflamadas, como no caso de bronquite alérgica asma, rinite e enfisema.

Portanto, eles aliviam inflamações e os sintomas tosse, espasmos, dores, expectoração e febre.

Tossir repetidas pode causar constrição no peito. A massagem ajuda a relaxar os músculos do peito e dos brônquios e bronquíolos nos pulmões, promovendo bem estar e melhoria da respiração.

Inalações com óleos essenciais também são tão eficazes quanto massagens de aromaterapia.

 

O uso criterioso de óleos essenciais, juntamente com o consumo diário de chás de ervas e generosas quantidades de pró-bióticos tem um impacto poderoso sobre o corpo. Eles trabalham de uma forma suave, mas eficaz para a imunidade e afastam uma série de distúrbios respiratórios.

Fonte: Blog Universo Holístico de Cláudia Aldana

Leave a Comment