Guia de harmonização – velas

Segundo a forma:

Velas quadradas: Mobilizam energias e propostas de teor material. Quando buscamos cimentar algo prático e objetivo. Agrega solidez e força.

Velas cilíndricas: São elementos de força que promove…m a elevação, geram a sensação de superação. Usadas para crescimento e orientação. Ideais para superar limites e purificação espiritual.

Velas redondas: Ativam e facilitam as mudanças. Acender uma vela redonda serve para dar uma injeção de vigor a uma situação que encontra-se adormecida. Uma carga de energia.

Velas triangulares ou hexagonais: Quando apresentam ângulos muito marcados geram uma energia de luta e combate. Pode-se usar para vencer uma concorrência ou para superar o outro em uma disputa comercial ou judicial.

Velas espiraladas: Quando se busca maior objetividade em assunto em que a fantasia está mesclada com a realidade. As que apresentam a forma de caracol são usadas para claridade mental e sabedoria interior.

Velas de mel: Sugerem doçura e harmonia. Indicadas para cumprir desejos de sintonia de casal e para criar bons laços de trabalho.

Velas com símbolos orientais: Quase todos eles são indicados para a prosperidade, sabedoria, saúde, paz e amor. Enquanto se queimam vão ativando distintos símbolos ou setores de nossa vida.

Velas animal-print: As que são estampadas com texturas de animais selvagens são indicadas para sexualidade e potenciam a libido.

Velas frutais: São ótimas para indicar a melhor solução ante problemas de trabalho ou de resolução profissional.

Velas Flutuantes: Somente se utilizam para propósitos sentimentais em uma relação estável ou para espalhar amor na família. Devem ser acendidas entre 12h e 18h, durante o dia, enquanto rege o elemento sol para receber toda a força e energia. Caso queira fazer um jantar à luz de velas flutuante pela noite, basta colocar o recipiente com a água em pleno sol por cerca de duas horas e depois colocar as velas flutuantes acesas nesta água.


As velas sempre foram utilizadas para dar luz e claridade, não apenas em lugares, mas principalmente com finalidades mágicas ou espirituais. A luz de uma vela carrega em si todas as forças do Universo, tanto que sempre cumpre a missão de agregar luz e força a qualquer situação. A chama da vela é a conexão direta com o mundo espiritual superior, sendo que a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da vontade, e o pavio a direção.

A vela que se acende para a meditação e a magia é uma valiosa ferramenta para quem trabalha com energias superiores. A luz da vela é hipnótica, ajuda a concentrar a atenção na chama e a fundir nossa vontade com a força do fogo. As velas perfumadas servem como uma força extra a qualquer encantamento, daí a importância de escolher muito bem, não só as cores, mas também o aroma que envolve qualquer momento mágico.

Nas velas tudo é mágico, tanto que só com o simples ato de acender uma vela já nos sentimos dentro de um ambiente místico, romântico e espiritual. Entretanto é bom lembrar que forças poderosas estão presentes atraídas pela luz das velas, razão pela qual é desaconselhável acender velas para os mortos dentro de casa, pois estaremos chamando seu espírito para a luz que está dentro de nossa casa. Existem cuidados básicos a tomar antes de acender velas que invoquem forças espirituais poderosas como os anjos, por exemplo. Uma casa espiritualmente desordenada, com pessoas que praticam ações perversas ou consomem drogas necessita uma limpeza energética antes de qualquer ritual mágico. Uma casa que sofreu luto ou onde aconteceu algum tipo de agressão física abrigou um morador com doença terminal também necessita de uma boa limpeza energética.

Nada impede que acenda velas decorativas ou apenas para distender-se, mas tratando-se de magia com velas ou pedidos a entidades ou espíritos superiores é aconselhável “despoluir” a comunicação antes para obter uma sintonia de qualidade.

Em caso de dúvida quanto à qualidade positiva da energia de uma casa basta queimar café em grão (solúvel não serve) sobre um carvão vegetal. Se existia alguma pessoa com desordens mentais ou pensamentos obsessivos coloque cravo da índia e alecrim para queimar junto. Muito eficiente para usar depois de discussões, doenças mentais ou terminais.

Caso desconfie de que existam entidades negativas na casa coloque sal grosso sobre brasas em um balde de alumínio ou similar e percorra todos os cômodos, dos fundos para frente.

Claro que a casa deve estar fisicamente ordenada e limpa sempre. Depois que tiver realizado a limpeza preliminar acenda uma vela branca e deixe queimar pelo menos três horas, para então realizar qualquer tipo de ritual ou contato com forças angelicais ou santos.

Autor Ione Aires Yananda

Fonte: Blog Universo Holístico de Cláudia Aldana

Leave a Comment