Aromaterapia e Florais de Bach aplicados na Menopausa

A menopausa é o momento onde a Luz da Consciência acende-se com mais intensidade é quando a maturidade emocional deve entrar em maior evidencia, para as mulheres.

 

A mulher nasce com uma determinada quantidade de óvulos, o diálogo começa a enfraquecer porque o estoque de óvulo em uma determinada fase chega ao fim. Não existe e idade predeterminada para a menopausa, geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, no entanto, pode ocorrer a partir dos 40 anos, sem que isto seja um problema.

Terapias_holisticasNão há relação entre a idade familiar da menopausa e a sua, cada um é um, é o tempo interno de cada uma que conta, o relógio biológico é individual.

Uma mulher está em menopausa quando podemos confirmar, depois do prazo de um ano, que as suas regras realmente cessaram (em alguns casos pode durar até mais do que um ano).

No início da menopausa, a mulher poderá sentir sintomas muito fortes que interferem na sua maneira usual de agir e viver. O objetivo do tratamento da menopausa é melhorar a qualidade da vida da mulher.

Os sintomas podem ser classificados em sete estágios, saiba mais sobre estes estágios e quais são os florais de Bach e os óleos essenciais recomendados para contribuir com esta importante fase de transição na vida da mulher, mas lembre-se que mesmo os florais aqui indicados devem ter o acompanhamento de um terapeuta.

Estágios

Primeiro estágio – coceira pelo corpo todo – perda natural da hidratação da pele, gerada pela alteração hormonal. Ressecamento vaginal.

Óleos Essenciais recomendados:

Óleos de efeito hidratante, calmante e equilibrador hormonal pode ser extremante úteis tais como: Gerânio, Chamomila Romana, Lavanda e Patchouli são os mais apropriados.

Florais de Bach recomendados: Impatiens, Walnut, Crab Apple …e o Floral Emergencial à noite.

 

Segundo estágio – alteração de humor ou estado de ânimo (depressão ou extrema irritabilidade) – condição associada à queda hormonal (estrógeno). Este hormônio age não somente no nível físico, mas também no nível emocional.florais_de_bach

Óleos essenciais recomendados:

Óleos que contenham efeito, equilibrador, relaxante; tônico e estimulante tais como:

Gerânio, Clary sage, Cypress, Rosa, Lavanda, Bergamota, Limão, Fenel e Peppermint podem conferir ajuste no estado de ânimo e bom-humor.

Florais de Bach – Walnut, Scleranthus, Holly, Beech, Cherry plum, Gorse, Sweet chestnut e o Mustard

 

Terceiro estágio– Suores e ondas de calores, principalmente a tarde e a noite durante o sono, são sintomas comuns na menopausa.

Óleos essenciais recomendados:

Óleos de efeito calmante, adstringente e equilibrador tais como:

Gerânio, Cypress, Rosa, Petitgrain, Mandarin e Peppermint podem ajudar a diminuir a ansiedade e o excesso de sudoração.

Florais de Bach recomendados: Walnut, Mimulus, Rock rose, Agrimony e o Floral Emergencial à noite

 

Quarto estágio – Flatulência e má digestão, algumas mulheres sentem desconforto digestivo.

Óleos essenciais recomendados:

Óleos de efeito carminativo, digestivo, desintoxicante e relaxante tais como:

Fenel, Limão, Tomilho, Camomila romana e Peppermint são bem indicados para tratar o processo digestivo indolente na menopausa. Florais de Bach recomendados: Agrimony, Scleranthus, Crab apple e Holly.

 

Quinto estágio – Sonolência e estado de apatia.

Óleos essenciais recomendados:

Óleos de efeito estimulante, tônico e revigorante tais como:

Alecrim, Tomilho, Limão, Laranja amarga e Ravensara podem ajudar no resgate da energia e vigor.

Florais de Bach recomendados: Olive, Hornbeam, Elm, Oak e Wild Rose

 

Aromaterapia

Sexto estágio – Esquecimento e falta de concentração.

Óleos essenciais recomendados:

Óleos de efeito revigorante, clareador e limpador da mental, tônico do sistema nervoso central tais como: Ravensara, Eucalipto smithii, Alecrim, Limão, Peppermint e Vetiver podem ajudar no fortalecimento das habilidades da mente e dos nervos em se manterem ativos.

Florais de Bach recomendados: Olive, Chestnut bud, Clematis e Honeysuckle

 

Sétimo estágio – Perda de controle das ações, irritabilidade e descontrole total do comportamento. Ausência da libido.

Óleos essenciais recomendados:

Óleos de efeito harmonizador, equilibrador, calmante, relaxante e sedativo tais como: Vetiver, Rosa, Ylang ylang, Manjerona, Camomila alemã, Sândalo, Cedro, Neroli e Frankincense podem ser altamente indicados para diminuir a abrasividade emocional e conferir calma e tranqüilidade para a travessia do ciclo de passagem.

Florais de Bach recomendados: Holly, Impatiens, Scleranthus, Chicory, Vine e Cherry plum.

Fonte: Blog Universo Holístico de Cláudia Aldana

Leave a Comment